terça-feira, 16 de junho de 2009

DE REPENTE, CALIFÓRNIA

De Repente, Califórnia (Shelter, EUA, 2007), é uma ótima diversão. Premiado em Sundance, notoriamente um festival que valoriza bons roteiros, conta a história de dois grandes amigos, de classes sociais bem diferentes e de como a vida de um deles - o pobre - se modifica por completo quando reencontra o irmão mais velho de seu melhor amigo.
O nome em português não ajuda. O nome original (abrigo) é muito mais apropriado. Mas o que esperar destas versões em português para nomes de filmes? Além disso o filme estreiou na semana da parada gay e está em cartaz do Shopping Frei Caneca, também conhecido como "Gay Caneca" (além do Espaço Unibanco). Então trata-se de um filme para o público gay, certo? Errado.
"Brokeback Moutain" era um filme para o público gay? Se isso realmente existe, este era muito mais um "filme gay" do que "De Repente, Califórnia". Se o primeiro mantém as mulheres à distância - lembra que a esposa do personagem de Heath Ledger descobre a relação dele com o outro cowboy e nada diz à respeito? - aqui as mulheres têm papel fundamental.
Se no primeiro o destino trágico da relação nos leva à lágrimas que pouco colaboram para um verdadeiro raciocínio sobre a aceitação das diferentes orientações sexuais, bem ao gosto de Hollywood, aqui as diferenças são apresentadas em todas as suas dimensões e não há espaço para chorinho no fim.
Há espaço, entretanto, para que pensemos nos modelos de relações existentes - sejam elas heterossexuais ou homossexuais - e nos vícios e virtudes que podem existir em todos eles.
Claro que não há apenas qualidades... O casal protagonista é de uma beleza que nos faz pensar em mundo idílico e não real. Os clichês que permeiam as fantasias homossexuais e que já fazem parte do universo erótico dos gays estão todos lá. Mas não dá para ser perfeito... Quer dizer, é perfeito e isso não existe...
Não posso dizer mais para não estragar as surpresas do filme. Aliás, já está à disposição em DVD um outro filme que gosto muito e que flerta com a questão da diversidade de forma distinta à de Hollywood. Trata-se de "Canções de Amor".
Divirtam-se.
- De Repente, Califórnia (Shelter, EUA, 2007)
Com Trevor Wright, Brad Rowe e Tina Holmes
Direção: Jonah Markowitz
Shopping Frei Caneca e Espaço Unibanco
- Canções de Amor (Les Chansons d'Amour, FRA, 2007)
Com Louis Garrel, Ludivine Sagnier e Clotilde Hesme
Direção: Christophe Honoré
Em DVD

Um comentário:

  1. Na minha opinião, o tal "O Segredo Da Montanha X" é um novelão, tipo Janeth Clair. O Ang Lee já foi bem melhor, vide "Comer, Beber e Viver".
    No tema do filme em questão tem "Querelle" do Fassbinder, tem "Tudo sobre a minha Mãe" do Almodovar, enfim, tem coisa muito melhor e mais séria, menos apelativa do que Brokeback. Vou ver esse "De Repente California".

    ResponderExcluir