quarta-feira, 7 de julho de 2010

FUTEBOL E O CASO BRUNO

Muita gente acha estranha minha paixão por esportes, futebol em primeiro lugar. Talvez eu nunca tenha tentado esclarecer isso.

Futebol, além de metáfora da vida, reflete muito bem a alma de um povo. É um esporte democrático, na medida em que ricos e pobres têm acesso a ele, sem discriminação.

Como não é tênis, esporte que EXIGE determinadas condutas, EXIGE cavalheirismo, EXIGE boa educação, foram incorporadas ao jogo certa dose de malandragem, violência, machismo, cafajestagem, que muitos de nós acabam achando normal.

Não. Não é normal. Futebol DEVERIA ser como o tênis. Faltas deveriam ser coibidas, senão PROIBIDAS. Malandragem não deveria fazer parte do jogo.

Acontece que a maioria de nós tem vergonha da educação, da boa índole, do cavalheirismo. E futebol é coisa de pobre mesmo, então tudo bem ser grosseiro.

Não. NÃO É BOM SER GROSSEIRO. Deveríamos ter um código de conduta rígido. Estamos nos acostumando com FALTAS NECESSÁRIAS. O que é isso? Desde quando temos de concordar com isso?

No jogo e na vida FALTAS SÃO FALTAS. Não podemos abrir exceção, é um perigo terrível! Primeiro concordamos que determinadas faltas são necessárias e depois acabaremos por achar que determinados assassinatos também são. Não. O que é bom é bom e o que é ruim é ruim.

Como pobres podem praticar futebol - para jogar tênis em São Paulo é preciso pagar uma FORTUNA, três bolas de tênis aqui perto de casa custam 15 REAIS - nos acostumamos a tolerar truculência, violência, malandragem, picaretagem...

Estou farto. Eu AMO futebol. Mas estou farto. Ouvir o goleiro do mais popular clube do Brasil dizer aqueles absurdos, imaginar que talvez ele tenha feito o que fez...

Precisamos de futebol, precisamos de arte, precisamos de cultura, MAS PRECISAMOS, ACIMA DE TUDO, DE EDUCAÇÃO!

Vou continuar a gostar de futebol. Agora, no entanto, estou envergonhado. Precisamos repensar o país, precisamos repensar o futebol, precisamos repensar nossas pequenas atitudes que colaboram para que pessoas despreparadas, semi-analfabetas, sem nenhuma perspectiva exceto virar celebridade ou jogador de futebol, façam o que espero que esse rapaz, goleiro do Flamengo, não tenha feito.

E que se faça valer, de verdade, a Lei Maria da Penha.

P.s.: Estou tão indignado com esta história que não consigo falar sobre a morte de Ezequiel Neves exatamente 20 anos após a morte de Cazuza. Falo disso depois.

3 comentários:

  1. Elis meu querido.E pensar que o futebol no Brasil só era jogado pela elite e pelos brancos...pobres e negros não podiam nem ver os jogos.E olha a beleza que se tornou.
    Agora,no caso do Bruno (eu como flamenguista) acho difícil não ser ele.O histórico ja o condena e com as últimas notícias...

    ResponderExcluir
  2. Perante a paixão pelas artes, eu considero que, sim, o futebol é uma arte. Com todo o seu histórico, sua referência atual e sua construção. Antigamente quando os negros jogavam (isso quando podiam jogar) apanhavam dos brancos, e pra fugir da humilhação criaram os "passes" para driblar o adversário sem precisar apanhar ao perder a bola, a chamada "malandragem" do futebol brasileiro, e isso é lindo, assim como o Samba, ambos estão intimamente ligados, e partilham das mesmas origens, essa coisa de rua, de chão, de bairro, de partilhas.
    Mas ainda acho bastante problemático, o Futebol, com seu lado 'avesso' de dinheiro, da detenção de uma renda milionária a cada jogador, e quanto aos torcedores, continuam na mesma, torcendo por um jogador que troca de camisa a cada nova proposta num time que lhe pague melhor. E perante essa visão equivicada do futebol, criam-se novos e futuros Brunos, que chegaram ao patamar tão valorizado, mas sem as devidas intenções, sem a devida "Educação" como você citou.

    ResponderExcluir
  3. Cada vez mais está se "naturazindo" certas ideias odiosas na sociedade, ideias como as de que dependendo da situação, certos crimes, violência, agressividade, são tolerados e até necessários, como o futebol não deixa de ser uma projeção da sociedade, do ser humano vivendo em comunidade e interagindo uns com os outros, o futebol se torna uma especie de replica disso, replica dos problemas sociais, da nosso sociedade em constante mutação, projeta assim, essa tolerancia a determinadas coisas.

    Ouvi algumas pessoas falando que Eliza mereceu o que lhe aconteceu por ser prostituta, é um exemplo da tolerancia a algo repudioso devido a uma determinada situacao. Crime tolerados, faltas toleradas... o futebol mais uma vez reproduzindo a sociedade que vivemos.

    ResponderExcluir