terça-feira, 31 de março de 2009

ADERINDO

Demorei, mas aderi. Isso ainda parece estranho para mim, uma espécie de "estupro" - se é que vocês me entendem. Nunca achei que minhas opiniões e idéias pudessem auxiliar alguém ou colaborar para uma discussão, exceto para um grupo pequeno - notadamente as pessoas que fazem teatro, cinema ou televisão comigo, quase sempre colegas de elenco e diretores. No fundo não deve mesmo fazer nenhuma diferença o que penso sobre as coisas. Não de modo geral. Mas tenho descoberto que de maneira restrita - ainda que não possa aferir o sucesso - minhas opinões podem sim colaborar.
Está claro que não da maneira como eu pensei quando era muito jovem e ainda tinha a presunção de que poderia mudar o mundo. Mas tantas pessoas já foram tocadas por coisas que disse ou cantei ou escrevi e já fui tantas vezes tocado pelas pessoas... No fundo o que sempre quis - até bem pouco tempo atrás - é que mudanças definitivas ocorressem o tempo todo em todos os lugares apenas mediante minha vontade. É uma coisa um tanto americana, protestante, essa pretensão segundo a qual o mundo ao seu redor se transforma graças à sua vontade, às suas virtudes, só não faz um milhão de dólares quem não se esforça, só não para de fumar quem não persiste, só bebe quem é fraco. Ah, que chatice! Odeio essa "virtude" tanto quanto odeio o derrotismo. São dois lados da mesma moeda.
"By the way", vou sim emitir opiniões. Ora, são só opiniões! Não vão servir para muita coisa, eu sei, no máximo para fazer as idéias alçarem vôo. E, como diz o nome do Blog, vou falar sobre tudo um pouco. Sobre teatro, cinema, televisão, literatura, política, e - porque não? - esportes.
Aguardo vocês.

Em tempo: responda à enquete abaixo e me ajude a fazer o blog.

4 comentários:

  1. Ah, finalmente! Sempre me perguntei: como o Eliseu não tem um blog? AINDA? Emitir opiniões, mesmo que não sejam sérias, ou respeitadas, ou úteis - além de fazer a cabeça da gente voar - pode ser um exrcício muito interessante. E voltar a elas, tempos depois, mais interessante ainda. Bem-vindo ao mundo dos blogueiros!

    ResponderExcluir
  2. Ops! Em tempo: Quem vos fala é Andrea Mendez. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh meu querido Professor!!! " Saudades " Suas idéias são maravilhosas e aproveito para agradecer de coração os ensinamentos que me passou.

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor Eliseu tudo bem? Ahhh eu Assisti um filme o filme é “Quero”, e eu adorei ver você lá, e olha deu uma saudade das aulas que tive o prazer de fazer com você e a professora Jú. Abraços "saudades"

    ResponderExcluir